25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Defesa Civil Estadual monitora nível do rio Acre após grande volume de chuvas no estado 6os5i

Atualizada em 08/03/2025 15:10 1f3m1p

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil do Estado, segue monitorando o nível do Rio Acre em Rio Branco após o grande volume de chuvas nas últimas semanas.

A cota de transbordamento do rio Acre é de 14m e a cota de alerta é de 13,50m. A velocidade de subida do nível das águas nas últimas 24h foi de 4,7 cm/h, conforme dados registrados pelo serviço de monitoramento da Defesa Civil de Rio Branco.

O órgão reforça o alerta chamando atenção para o fato de que na primeira semana de março já choveu 33% do esperado para todo o mês, representando um acumulado de 96,4 mm e um total de 1,37 metro a mais no nível do Rio.

Tendência de subida do nível do Rio Acre aqui em Rio Branco indica possibilidade de cota de alerta de sábado para domingo. Foto: Pedro Devani/Secom

Diante desse cenário de alerta o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Batista enfatiza que todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que é composto pelas instituições de governo, estão de pronto para apoiar a Defesa Civil Municipal, não só de Rio Branco mas de todos os demais municípios onde os níveis dos rios estão elevados.

Dentre os que se encontram nessa condição de atenção, conforme adianta Batista, está Plácido de Castro, Sena Madureira, Rio Branco, Porto Walter e Cruzeiro do Sul.

“Estamos acompanhando a evolução dos níveis dos rios, por meio do monitoramento pluviométrico e fluviométrico e o Estado está atento e já se adiantando em iniciativas que possam prevenir e minimizar crises”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Petecão garante chegada de maquinários que vão impulsionar a produção agrícola no Acre 1k48x

Marcio Nunes

Primeiro ônibus elétrico chega em Rio Branco para transporte coletivo 1uq4u

Raimundo Souza

Polícia Militar do Acre fará a segurança em 662 locais de votação neste domingo w223y

Raimundo Souza

Fim da estabilidade? STF autoriza contratação de servidores pela CLT 71ft

Raimundo Souza

Bocalom vai decretar situação de emergência na Estação de Tratamento (ETA) I, para evitar o colapso no abastecimento de água na cidade 1q2hy

Marcio Nunes

Estado colabora com estudo econômico que vai avaliar perspectivas e desafios de empresários e consumidores para 2025 3d1zy

Jamile Romano