30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru se reúne para discutir integração e desenvolvimento socioeconômico das regiões fronteiriças 4z5v37

Atualizada em 10/04/2025 08:55 71db

Com iniciativa dos governos federais do Brasil e do Peru, o Comitê de Fronteira Sul Brasil – Peru está reunido em Puerto Maldonado, no Departamento de Madre de Dios, no Peru, desde a manhã desta quarta-feira, 9, para tratar de temas relacionados à segurança pública, saúde, infraestrutura, comércio, migração e outros assuntos que visem à integração e ao desenvolvimento socioeconômico das regiões de fronteira.

Trata-se da segunda reunião do comitê, tendo a primeira sido realizada em Rio Branco, capital acreana, em 2023, com a participação de diversas autoridades dos dois países, quando surgiram propostas de subcomissões temáticas, voltadas para assuntos sociais, promoção econômica, comercial e turística, além de facilitação fronteiriça.

Neste segundo encontro, autoridades dos dois países, incluindo os ministérios de Relações Exteriores do Brasil e do Peru, dão seguimento a questões que beneficiam os dois países, principalmente as cidades de fronteira, motivo pelo qual também participam do encontro os representantes dos governos estaduais do Acre e de Madre de Dios, além do representante da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga, prefeitos e representantes da sociedade civil.

Em seu discurso, o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), Fábio Antunes, disse, durante a abertura do evento, que as regiões de fronteiras são muito extensas, com desafios particulares que refletem diretamente nos desafios maiores enfrentados pelo MRE. “A fronteira é um lugar onde dois países se separam, mas também onde se unem. E é pensando nos bons resultados dessa união, que são muitos, que devemos sempre buscar a melhoria dessas relações entre os países. Para o comércio, essa boa relação é excelente, porque todo comércio precisa ar por fronteiras em algum momento”, destacou.

O procurador-geral adjunto do Acre, Leonardo Cesário, participa do evento representando o governador Gladson Camelí. “Estou aqui, em nome do nosso governador, para reafirmar o compromisso que temos com os nossos irmãos de fronteiras, com quem estamos construindo uma história de integração. Estar aqui é muito mais que cumprir uma missão institucional, é celebrar laços amazônicos com quem compartilha o cotidiano da fronteira, essa região rica em biodiversidade e conexões humanas”, completou.

A vice-governadora de Madre de Dios, Sharon Caceres, enfatizou a boa relação que há entre Brasil e Peru há muitos anos, formalizada por meio de acordos bilaterais. “Promover a integração e cooperação entre países é o o mais importante para o desenvolvimento, por isso consideramos a continuidade dessa discussão importante para seguir avançando”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Iteracre inicia processo de regularização da área onde fica o túmulo do Mestre Irineu 5l6b26

Marcio Nunes

Eleitores têm até 8 de maio para pedir 1ª via do título e resolver pendências no cadastro eleitoral 3p2m6u

Jamile Romano

Governo coordena doações de agasalhos para o Lar Vicentino 562v44

Raimundo Souza

Aluna do Colégio Militar Dom Pedro II conquista medalha de ouro em projeto nacional de química 286a6p

Raimundo Souza

Governador Gladson Cameli decreta ponto facultativo nesta quinta 2t1q73

Jamile Romano

Com aumento das chuvas, é necessário redobrar cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica 6t4x66

Jamile Romano