29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Colômbia recusa voos com deportados dos EUA e Trump reage com taxação 1k4zb

Atualizada em 26/01/2025 16:05 6o6r1z

Imagem: Presidente colombiano afirmou, neste domingo (26), que barrou a entrada de aviões norte-americanos com migrantes colombianos no país – (crédito: Arquivo/Presidência da República)

Presidente colombiano afirmou, neste domingo (26), que barrou a entrada de aviões norte-americanos com migrantes colombianos no país. Já Trump reagiu com a taxação de produtos do país latino-americano 411ah

Neste domingo (26), a Colômbia anunciou que barrou a entrada de aviões militares dos Estados Unidos com migrantes deportados. O presidente colombiano, Gustavo Petro, utilizou a rede social X para afirmar que seus cidadãos devem ser tratados com “dignidade”.

“Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. É por isso que mandei devolver os aviões militares dos EUA que vieram com migrantes colombianos”, escreveu o mandatário.

Petro não especificou quantos voos planejavam aterrissar em território colombiano e nem quantas pessoas eram transportadas.

O presidente da Colômbia completou: “não posso obrigar os migrantes a permanecer num país que não os quer, mas se esse país os devolver, deverá ser com dignidade e respeito por eles e pelo nosso país. Nos aviões civis, sem sermos tratados como criminosos, receberemos os nossos compatriotas”, publicou.

Segundo a AFP, uma fonte da presidência colombiana disse que os Estados Unidos não realizaram o “devido processo que é seguido nesses casos entre os países”. Além de existirem, de acordo com o informante da AFP, exigências que o governo norte-americano não cumpriu.

Desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro, os EUA ainda não haviam deportado migrantes irregulares para o país colombiano.

Informações da AFP apontam que o responsável pelas fronteiras do presidente dos EUA, Tom Homan, disse em uma entrevista ao programa “This Week” da ABC, neste domingo, que há possibilidade de enviar os migrantes a um país terceiro em caso de os países de origem se recusarem a receber os voos americanos.

Reposta de Trump 2r4k1f

Em reação ao pronunciamento do governo colombiano, Trump disse neste domingo (26) que estava ordenando tarifas, restrições de visto, além de outras medidas de retaliação contra a Colômbia. As tarifas são de 25%, sobre todos os produtos da Colômbia que entram nos EUA. Em uma semana, as tarifas de 25% serão elevadas para 50%, de acordo com Trump.

Em sua plataforma social Truth Social, o mandatário norte-americano escreveu que “essas medidas são apenas o começo”.

“Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e retorno dos criminosos que eles forçaram a entrar nos Estados Unidos”, completou Trump.

CB

 

Artigos Relacionados 6m5c2b

Morre a deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher 146d2j

Raimundo Souza

Eleito, Alcolumbre fala em Senado unido e diz que Brasil quer pacificação 4m6h4p

Raimundo Souza

Quem tem o maior salário: Presidente do Brasil ou dos EUA? 66w25

Raimundo Souza

Corte de imposto terá impacto reduzido na arrecadação federal e no preço de alimentos 3h1y21

Raimundo Souza

Governo Lula pretende usar multa do FGTS para financiar seguro-desemprego 2z62o

Raimundo Souza

Análise: o reajuste do salário mínimo casa com os gastos públicos? x2k3t

Raimundo Souza