30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher 4a3m14

Atualizada em 09/07/2024 17:56 6z2m26

CCJ aprova PL que institui programa de combate à violência contra a mulher 4a3m14

Na manhã desta terça-feira (09), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) se reuniu na sala de reuniões para deliberar sobre diversos projetos de lei. A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Manoel Moraes (Progressistas), e contou com a presença de diversos parlamentares.

Entre os projetos discutidos, destacou-se o Projeto de Lei 184/2023, de autoria do deputado Adailton Cruz, que institui o programa “Não Se Omita”. Ele cria uma política estadual abrangente de prevenção, divulgação, combate e conscientização sobre a violência contra a mulher e o feminicídio.

O relator do projeto, deputado Eduardo Ribeiro (PSD), apresentou um parecer favorável à sua aprovação. Em seu relatório, destacou que o programa tem como objetivos principais promover a disseminação de materiais informativos sobre violência contra a mulher e feminicídio, conscientizar a sociedade para que não se omita diante de tais crimes, reduzir o número de feminicídios, ataques violentos e abusos sexuais contra mulheres, e garantir a proteção dos direitos das mulheres independentemente de distinção étnica, racial, de classe social, faixa etária ou gênero.

“O projeto de lei é constitucional e não vejo impedimentos para sua aprovação. Parabenizo o deputado Adailton Cruz pela proposição deste importante projeto, que busca trazer maior esclarecimento à sociedade e diminuir o número de violência contra a mulher”, afirmou o deputado Eduardo Ribeiro.

Após a apresentação do relatório, o projeto foi colocado em discussão e, posteriormente, em votação. A aprovação da matéria pela CCJ foi unânime, marcando um o significativo na luta contra a violência de gênero no estado do Acre.

Outro projeto de lei aprovado durante a reunião foi o de n° 140/2023, também de autoria do deputado Adailton Cruz (PSB). A matéria proíbe a venda de qualquer tipo de medicamento em mercados, supermercados, conveniências e demais estabelecimentos similares no Acre.

Outra matéria discutida foi o Projeto de Lei nº 101/2024, que trata da compensação ambiental e reposição florestal no Estado, além de alterar o art. 40 da Lei nº 1.904, de 2007, sobre o zoneamento ecológico e econômico. Este projeto estabelece critérios específicos para a compensação ambiental e a reposição florestal, contribuindo para a proteção e a sustentabilidade ambiental do Acre.

“A Comissão Especial já relatou e aprovou os critérios de compensação ambiental e reposição florestal. Com as mudanças no artigo 40, permitimos uma aplicação mais efetiva das políticas ambientais”, destacou o parecer favorável do relator.

[Agência Aleac]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre marca presença na Expoacre 2024 com Ônibus da Identificação e expondo suas atividades ao público 4g2wm

Raimundo Souza

MPAC instaura procedimento para acompanhar investigação de agressão contra motoboy por policial 614qo

Jamile Romano

Projeto Recomeço Para As Famílias 2023 Transforma Vidas Após Enchentes 3a5e4v

Marcio Nunes

Prefeitura e Governo alinham estratégia para Inauguração da Via Chico Mendes 3z61s

Marcio Nunes

No Dia Mundial da Imunização, Saúde ressalta a importância das vacinas ao longo da vida 6r4g17

Raimundo Souza

Instituto Socioeducativo do Acre apresenta projetos aprovados pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas 14236o

Raimundo Souza