24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Campanha de vacinação contra a gripe continua em todo o Acre 3q4i4h

Atualizada em 10/10/2024 09:18 6z25z

Com o objetivo proteger a população contra as complicações da gripe na região Norte, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que segue até o próximo dia 26 de outubro A pasta investiu mais de R$ 112 milhões para a compra de 6,5 milhões de doses do imunizante influenza trivalente. Até a última segunda-feira (7), 1,16 milhão de doses da vacina foram aplicadas. Para convocar a população, o ministério está veiculando uma campanha publicitária na TV aberta, rádio, carro e barco som, outdoor social e internet, nos sete estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

“A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença e suas complicações. As vacinas são comprovadamente eficazes, seguras e protegem contra as cepas atualizadas, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e considerando os principais vírus em circulação no Brasil”, destaca Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).

A partir de 2023, o Ministério da Saúde mudou a estratégia de imunização, tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, para atender às particularidades climáticas da região, de forma a realizar a vacinação antes do “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

A campanha atual prioriza grupos de risco como idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades, dentre outros. Além de proteger contra a gripe, a vacinação também ajuda a reduzir a sobrecarga no sistema de saúde, que pode ser agravada pela ocorrência simultânea de outras doenças respiratórias, como a covid-19.

Cada município terá seu Dia D

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Cada município, em todos os estados da região, realizará o seu próprio ‘Dia D’ de mobilização. O Ministério da Saúde reforça que a vacina influenza pode ser istrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias.

A campanha está sendo realizada em uma só etapa para os grupos prioritários da Região Norte. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários da vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, e povos indígenas vivendo em suas terras (aldeados).

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo promove mutirão de atendimentos em neuropediatria, exames e cirurgias em Brasileia 4x4h2k

Raimundo Souza

Estado entrega materiais de segurança, fardamento e equipamentos de proteção individual para Instituto Socioeducativo 3l203j

Jamile Romano

Do Acre, apenas Socorro Neri vota contra veto de Bolsonaro à lei que puniria fake news em eleições 305t3d

Jamile Romano

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas 3cu55

Marcio Nunes

Governo vistoria Arena do Juruá, palco do Réveillon da Família 2024 em Cruzeiro 1i5h39

Jamile Romano

Governo mantém expediente normal na segunda-feira, 5, que antecede ponto facultativo da Revolução Acreana 2n5df

Jamile Romano