28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Câmara aprova urgência de PL que inclui facções em atos de terrorismo 4n145h

Atualizada em 27/05/2025 09:42 1v1s2j

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (26), a urgência de projeto de lei (PL) que amplia o conceito de terrorismo para incluir atividades de facções e milícias criminosas organizadas. 

O PL 1.283/2025 foi apresentado pelo deputado Danilo Forte (União-CE) e, com a urgência aprovada, pode ser votado no plenário a qualquer momento, sem necessidade de tramitar pelas comissões.

O tema avançou na Câmara menos de um mês após o governo dos Estados Unidos (EUA) solicitar ao Brasil que classifique facções criminosas como organizações terroristas.

A matéria amplia as motivações do crime de terrorismo estendendo a aplicação da Lei Antiterrorismo (Lei 13.260 de 2016) para “organizações criminosas e a milícias privadas que realizem atos de terrorismo, além de estabelecer majorante para ato de terror cometido por meio de recurso cibernético”.

O artigo 2º da Lei Antiterrorismo aria a incluir como terrorismo a prática de atos, de um ou mais indivíduos, “para impor domínio ou controle de área territorial, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.

Ao justificar o projeto de lei, o autor menciona as medidas tomadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Trump tem classificado organizações criminosas da América Latina como terroristas para facilitar a deportação de imigrantes. Organizações de direitos humanos e das Nações Unidas (ONU) suspeitam que trabalhadores imigrantes são classificados como terroristas unicamente para permitir a deportação.

Debate no plenário 4c693w

O governo encaminhou voto favorável à urgência do texto, mas o líder do Planalto na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), ressaltou que ainda não há consenso sobre o mérito da proposta.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Acre participa de debate promovido pela Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas 6c5d4f

Marcio Nunes

Pesquisador Davi Friale diz que ainda não é possível saber se vai ter enchente ou não esse ano 2ib3r

Jamile Romano

Energisa realizou mais de 4,7 mil procedimentos de manutenção na rede de energia elétrica no Acre em 2024 495c1j

Jamile Romano

Defensoria Pública leva atendimento itinerante para comunidade do bairro Ayrton Senna 3r1a6w

Marcio Nunes

Estado convoca aprovados em concurso do Instituto Socioeducativo do Acre para posse 5z44f

Jamile Romano

Governo prestigia retomada do crédito habitacional com volume de R$ 22 milhões em negócios fechado entre a Caixa Econômica e a iniciativa privada 195d2d

Raimundo Souza