30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias 15738

Atualizada em 19/05/2025 16:34 4o5jm

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode retomar o status de país livre de gripe aviária e, consequentemente, as exportações de carne de frango, caso nenhuma nova infecção seja registrada em um período de 28 dias.

“Se, em 28 dias, não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores, a gente volta então a colocar o status de como livre de gripe aviária. O Brasil, de novo, livre de gripe aviária”, completou, em conversa com jornalistas.

O ministro lembrou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango deve ocorrer de forma gradativa. “28 dias são o prazo científico que se extingue o risco de um ciclo se perpetuar. A gente, não tendo novos casos, pode, com segurança, dizer que o Brasil volta ao status de livre de gripe aviária. Certamente, aqueles que restringiram o Brasil todo, vão reduzir provavelmente só ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro e aí, gradativamente, voltando à normalidade.”

China 1x3f6l

Aos jornalistas, Fávaro disse ainda que a China estava prestes a voltar a comprar carne de frango proveniente do Rio de Grande do Sul, após suspender a importação do produto no ano ado por causa de um caso da doença de Newscastle em uma granja comercial do estado.

“A China estava na iminência de voltar a compra do Rio Grande do Sul, pois se deram por satisfeitos. Inclusive, na missão do presidente Lula na semana ada à China, a GACC [agência aduaneira do governo chinês] deu sinais de que estava satisfeita com todos os relatórios fornecidos sobre Newcastle e, provavelmente, ia tirar as restrições até do Rio Grande do Sul”, declarou o ministro.

“Infelizmente, a restrição agora veio por outro motivo”, completou.

Entenda s2q3l

O Brasil confirmou, na última sexta-feira (16), o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se do primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial do país.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Resultados do Enem 2023 já podem ser ados 4k4r2u

Jamile Romano

Brasil condena ataque aéreo de Israel à escola na Faixa de Gaza 1it39

Raimundo Souza

Mutirão de renegociação de dívidas com bancos começa nesta sexta 1p4e1m

Jamile Romano

Acre registra segunda maior taxa de feminicídio do país 2s2i4

Jamile Romano

Duas pessoas morrem em queda de avião em São Paulo 644r4g

Jamile Romano

Autor do atentado em Brasília gastou cerca de R$ 1,5 mil em fogos de artifício 5v2b6r

Raimundo Souza