30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira 464z8

Atualizada em 02/02/2025 17:11 6p2t1p

Foto:  Bruno Peres/Agência Brasil

Transação será feita a partir de código QR específico para pagamento 424k1u

A partir desta segunda-feira (3), os boletos poderão ser pagos não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix. Entra em vigor resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro que moderniza o tradicional boleto bancário.

Agora, os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via Pix. Basta o usuário apontar o celular e concluir a transação. A grande vantagem é que a operação por Pix é compensada instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

Outra novidade aprovada pela resolução de dezembro ainda depende de instrução normativa do BC para entrar em vigor. O boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico) permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.

Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados ao boleto dinâmico.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, tanto para o pagador quanto para o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos automáticos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

De acordo com o Banco Central, a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o órgão em nota em dezembro.

Como os sistemas de escrituração ou de registro que darão e digital a esses títulos ou ativos ainda estão em implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

Agência Brasil

 

Artigos Relacionados 6m5c2b

Confira os resultados do primeiro turno das Eleições 2024 32621c

Raimundo Souza

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe 37u15

Jamile Romano

Homem é preso por tentar invadir STF; polícia achou bomba com suspeito 531h5z

Raimundo Souza

Com prolongamento dos efeitos do El Niño, Estado adota medidas para mitigar impactos da seca 104q6y

Raimundo Souza

O governo do Acre declara estado de alerta por causa do aumento das precipitações e transbordamento dos rios 1p2s3p

Raimundo Souza

Dia D mobiliza população contra dengue neste sábado p1o1e

Raimundo Souza