25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Blocos de Carnaval se preparam para brilhar no Carnaval da Família 2025 2u4x4c

Atualizada em 28/02/2025 08:18 w1r4n

Este ano o Carnaval da Família realizado pelo governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), acontecerá de 28 fevereiro a 4 de março, no centro de Rio Branco. E para que tudo ocorra perfeitamente e os foliões tenham uma experiência memorável, foi realizado na noite da última quarta-feira, 26, na rua Rui Barbosa, em frente a Prefeitura, o ensaio técnico dos quatro blocos que disputarão o título no Concurso dos Blocos Carnavalescos com Bateria. Este ano estão inscritos os blocos Sambase, Unidos do Fuxico, Sem Limite e o Seis é Demais.

O Carnaval da Família 2025 promete resgatar a tradição e fortalecer a identidade cultural do estado, unindo gerações em uma celebração repleta de alegria e história. Além da competição entre os blocos, o evento tem a essência dos antigos carnavais, promovendo uma experiência que remete às origens desta manifestação popular.

Carnaval como antigamente 2e3o53

O Carnaval do município de Rio Branco sempre foi importante na cultura acreana. Em texto publicado na Agência de Notícias, o historiador Marcos Vinícius Neves afirmou que nos anos 1920 e 1930, os carnavais eram marcados pelas batalhas de confete e serpentina e pelos bailes nos clubes.

Festa de Carnaval no clube Tentamen. Foto: reprodução / Acervo da família Fecury

Os anos 1940 foram marcados pela rivalidade entre o Carnaval dos clubes Rio Branco e da Tentamen, que refletia a disputa entre os dois lados da cidade. Os blocos de rua ganharam força e evoluíram para escolas de samba na década de 1960, e havia, inclusive, cobrança de ingresso para ver o espetáculo na avenida Getúlio Vargas. A partir de 1980 as escolas e blocos entraram em decadência.

Nos anos 70 aconteceram mudanças grandes na realização do Carnaval popular, uma delas foi o surgimento das Escolas de Samba em Rio Branco. Foto: Arquivo

Mas os blocos encontraram um respiro de novidade nos anos 1990 e 2000.

“Ai, ai, está chegando a hora!” 195926

Celebrativo, popular e coletivo, o Carnaval brasileiro é a festividade mais aguardada, tanto por quem vai às ruas, quanto por quem decide descansar em casa. Essa comunhão em torno do Carnaval encontra sua representação nos Blocos de Carnaval, esses cortejos que percorrem as ruas, com foliões coloridos e acompanhados por músicos, percussionistas e animadores. Em cada canto do Brasil a celebração toma contornos diferentes, mas uma característica comum em todos os lugares são os blocos, e não poderia ser diferente no Acre.

Bloco Sambase. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Sandrinho da Base, presidente do bloco Sambase, fundado em 1978, antes mesmo de seu nascimento, relembrou a longa trajetória da agremiação: “O bloco é mais velho do que eu!”, afirmou rindo, e continuou: “Tenho 44 anos, sendo mais de 40 dedicados ao samba.” Criado no bairro da Base, em Rio Branco, conhecido por sua tradição festiva, o bloco se consolidou como um dos grandes representantes do Carnaval. “A Base é um bairro festeiro, com eventos marcantes como o Réveillon da Base, e o Sambase nasceu nesse espírito de alegria e união”, destacou.

Presidente do bloco Sambase, Sandrinho da Base. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Para o Carnaval de 2025, o bloco trará um tema histórico e empolgante. “Vamos falar da Revolução Acreana, de Plácido de Castro e dos seringueiros que lutaram para que esse chão fosse território brasileiro”, explicou Sandrinho. A expectativa é alta, e o objetivo é conquistar mais um título: “Estamos vindo com tudo para sermos campeões mais uma vez!”, afirmou o presidente, demonstrando confiança no desfile que promete emocionar o público.

Bloco 6 é Demais. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“A gente estava na beira da piscina e surgiu a ideia: por que não criar um bloco dentro da comunidade? Assim nasceu o bloco [6 é Demais], que no começo se chamava ‘Que Será…’, porque ninguém sabia ao certo o que viria pela frente”, contou o presidente do bloco 6 é Demais, Frank Costa, relembrou a trajetória da agremiação, que nasceu em 15 de julho de 2001, durante uma conversa entre amigos no bairro Seis de Agosto.

Com o ar do tempo e o crescimento da estrutura, incluindo a incorporação de uma bateria, o bloco ou a se chamar “6 é Demais”, nome que o bloco carrega até hoje.

Presidente do bloco 6 é Demais, Frank Costa. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Para o Carnaval de 2025, a expectativa é alta e a equipe tem trabalhado há meses na construção do samba-enredo e das alegorias. “A energia está a mil! Estamos preparando um desfile grandioso com o tema ‘O Carnaval que eu quero brincar: Do ado ao presente, o Carnaval sempre presente!’. Vamos contar a evolução do Carnaval no Brasil, desde as máscaras e fantasias até os blocos de rua e as grandes escolas de samba”, contou Frank.

No dia 4 de março, último dia do Carnaval, o 6 é Demais promete um espetáculo vibrante, resgatando a essência da folia e celebrando sua história.

Bloco Unidos do Fuxico. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O presidente do bloco Unidos do Fuxico, Arison Fernandes, compartilhou um pouco da trajetória da agremiação, que nasceu em 1988, no bairro Comara, como um grupo de amigos que se reunia para curtir o Carnaval. “Ao longo dos anos, o bloco foi crescendo e ganhando corpo. Em 2016, amos por uma reformulação e mudamos o nome de Vila do Fuxico para Unidos do Fuxico”, explicou.

Desde então, o bloco conquistou três títulos no Carnaval de Rio Branco e, em 2025, busca mais uma vitória. “Nossa preparação começa logo após o Carnaval anterior, com a escolha do enredo, elaboração do samba e produção das fantasias e alegorias. Queremos fazer um desfile ainda mais grandioso, com carros alegóricos maiores”, afirmou.

Presidente do bloco Unidos do Fuxico, Arison Fernandes. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Para este ano, o tema do samba-enredo é “Lendas, Mistérios e Histórias da Lua Cheia”, trazendo a lua como figura central e explorando mitos e crenças relacionados a ela. “Temos o lobisomem, os pescadores que veem a lua como guia, o mito de São Jorge guerreiro, além da cultura cigana, signos e astrologia”, revelou Arison. Com um enredo rico em simbologia e uma preparação intensa, o Unidos do Fuxico promete um desfile marcante, misturando tradição e inovação na avenida.

Bloco Sem Limite. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O vice-presidente do bloco Sem Limite, Mateus Bregence, contou um pouco sobre a história da agremiação, fundada em 2013 por seu primo, o saudoso Chico Neto, uma figura muito conhecida no meio do samba. “Nosso primeiro título veio em 2015, e desde então tivemos dois vice-campeonatos. Agora, estamos voltando com força total para buscar mais uma vitória”, afirmou.

Com um espírito de alegria e união, o bloco tem se consolidado no Carnaval de Rio Branco, sempre trazendo enredos que envolvem a comunidade e resgatam memórias afetivas.

Vice-presidente do bloco Sem Limite, Mateus Bregence. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Para 2025, o tema escolhido é “Brincadeiras de Infância: Alegria Sem Limite”, com um desfile leve e nostálgico: “Vamos mostrar como eram as brincadeiras antigas, trazendo amarelinha, pique-esconde, pular corda e ciranda, que hoje em dia quase não vemos mais entre as crianças”, explicou Mateus.

Além da diversão, o desfile também contará com uma ala surpresa, trazendo uma crítica social sobre as mudanças na infância moderna. “A expectativa é ser campeão, se Deus quiser! Estamos trabalhando duro, com toda a diretoria e a comunidade envolvida, e queremos levar esse título na terça-feira”, declarou o vice-presidente, demonstrando confiança no trabalho da equipe.

Começa hoje! 5ea6r

Além de proporcionar entretenimento, a festa busca movimentar a economia local e gerar empregos temporários, fortalecendo o comércio e o setor de serviços na região.

Carnaval da Família 2025 começa nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, na Praça da Revoluação, em Rio Branco. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com enredos que exaltam a história, as lendas e as tradições culturais do Acre, os blocos prometem encantar o público e tornar o Carnaval da Família 2025 uma celebração inesquecível para todas as idades.

[Agência de Notícias do Acre]

 

 

Artigos Relacionados 6m5c2b

Parte do teto da Maternidade de Cruzeiro do Sul, cedeu após chuvas fortes na região de Cruzeiro do Sul Acre 6j2d4d

Raimundo Souza

Ifac divulga datas com as próximas etapas da seleção para cursos técnicos 6g2p3o

Jamile Romano

Prefeitura atende mais de 100 crianças com TEA em Brasileia i461a

Jamile Romano

Parque Chico Mendes estará aberto para visitação no feriado desta segunda-feira 1jb2p

Jamile Romano

Judiciário acreano presta homenagens com a medalha da Ordem do Mérito 3v2nc

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco informa data das inscrições para crianças em idade de creches 4i3d6c

Raimundo Souza