22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

As contradições no discurso de Lula incomodam ambientalistas 5791o

Atualizada em 16/02/2025 08:24 1m5915

Foto: Ao lado de Marina Silva, Lula anunciou investimentos na COP30. Aproveitou a viagem para questionar as razões que levam o órgão de fiscalização ambiental a não liberar pesquisa de petróleo na foz do Amazonas – (crédito: Ricardo Stuckert / PR)

Conhecido internacionalmente pela defesa da sustentabilidade ambiental, Lula escorrega ao pressionar o Ibama a liberar pesquisa de petróleo na foz do Amazonas 592x3g

A pressão renovada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aponta contradições entre o programa ambiental do governo e o plano para expandir a produção de petróleo nos próximos anos. Lula se elegeu com um projeto para redução da emissão de carbono e proteção ao meio ambiente. Porém, criticou publicamente, na última semana, o “lenga-lenga” do Ibama para autorizar a perfuração do Bloco 59, a menos de 200 km da foz do Rio Amazonas. A fala enfureceu servidores do órgão e ambientalistas, e gerou preocupações sobre interferência política em um processo estritamente técnico.

Na quarta-feira, Lula defendeu abertamente a exploração de petróleo na Margem Equatorial, na costa do Amapá, durante entrevista para a Rádio Diário FM, de Macapá. “Não é que eu vou mandar explorar, eu quero que seja explorado. Nós temos de pesquisar, ver se tem petróleo”, disse, cobrando liberação do Ibama. Na sequência, ele viajou para visitar obras da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, onde será debatido a redução do uso de combustíveis fósseis — como petróleo, carvão e gás natural. No entanto, o presidente não reconheceu a incongruência no fato de estar na presidência da discussão ambiental e ir contra deliberações internacionais.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas m6d4v

Marcio Nunes

Servidores do Procon concluem curso sobre sistema ProConsumidor 4l24h

Raimundo Souza

O Rio Acre atingiu seu menor nível histórico em 15 centímetros. 1b1w1r

Raimundo Souza

Queda de ministro de Lula tensiona relação tumultuada entre PDT de Ciro e PT 47wx

Raimundo Souza

Escola campeã do carnaval do Rio será conhecida hoje 1p1w5

Raimundo Souza

Estado participa do Inova Aquiri e garante implantação do Parque Tecnológico 444d3o

Raimundo Souza