22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Alerta! MEI com dívidas pode ser excluído do Simples Nacional 2t5g26

Atualizada em 20/10/2024 08:06 2p1e2p

Constas deverão ser acertadas antes do dia 1º de janeiro de 2025 3an51


MEI – Microempreendedor Individual (Imagem ilustrativa) Foto: Canva

Mais de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) de todo o país correm o risco de exclusão do Simples Nacional por inadimplência. Juntos, eles devem R$ 26,7 milhões, segundo a Receita Federal.

Dos mais de 1,8 milhão, 1.121.419 são MEIs, e outros 754.915 são ME ou EPP. Eles são apontados como os maiores devedores, segundo a Receita, e não a totalidade daqueles que possuem débitos com os órgãos federais.

Se não acertarem as contas com o Fisco antes do dia 1º de janeiro de 2025, os inadimplentes serão excluídos do Simples. Se for MEI, será, automaticamente desenquadrado do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (Simei) também a partir do primeiro dia do ano que vem.

O Simples é um regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos por MEIs e empresas de pequeno porte. Com ele, as empresas conseguem unificar o pagamento de diversos tributos, inclusive impostos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e municipais, entre eles o Imposto Sobre Serviços (ISS), e a contribuição patronal para Previdência.

Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, foi disponibilizado no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN) o aviso de que a empresa pode ser excluída e quais são as suas pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Após consultar se há notificação, o empreendedor deve ar o portal do Simples ou ainda o portal e-CAC da Receita Federal. Nos dois casos o o deve ser feito via o gov.br, conta nível prata ou ouro, ou certificado digital.

CONTESTAÇÕES

Se a empresa ou o MEI averiguarem que a cobrança está errada, podem fazer a contestação. Para isso, é preciso apresentar a queixa ao delegado de Julgamento da Receita Federal de sua região. Para localizar os contatos do seu estado, consulte o site das Delegacias de Julgamento.

O protocolo deve ser feito via internet, segundo a Receita. Aqueles que regularizarem todas as suas pendências no prazo irão permanecer no regime do Simples.

CADASTRO

Cerca de 20 milhões de empresas que perderam o prazo para cadastro voluntário no Domicílio Judicial Eletrônico agora estão sendo registradas de forma compulsória. O prazo para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno venceu no dia 30 de setembro.

O Domicílio Judicial Eletrônico é uma plataforma digital gratuita que agiliza o acompanhamento de citações e comunicações de todos os tribunais brasileiros, substituindo cartas físicas e oficiais de Justiça por um sistema on-line.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inscreveram-se 271 585 empresas dessas categorias. Embora o prazo tenha encerrado, o sistema permanece aberto para quem quiser fazer o cadastro, isso se o CNPJ não estiver já inserido de forma compulsória.

A inserção compulsória usa os dados dos cadastros disponíveis das empresas, mesmo se estiverem desatualizados. Para saber se a empresa já foi inserida compulsoriamente no sistema, o empresário deve ar o de Monitoramento do Domicílio Judicial Eletrônico.

*AE/Pleno News

 

 

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo do Acre promove segundo mutirão de Saúde Auditiva, beneficiando a população com atendimento especializado 6y4x2t

Raimundo Souza

Dia dos Pais: tecnologias podem aproximar ou afastar os filhos 4tj6e

Raimundo Souza

Centro de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual celebra Dia da Consciência Negra com atividade inclusiva e degustação de culinária afro-brasileira 53y56

Raimundo Souza

Programa de agens aéreas íveis deve sair nas próximas semanas x1671

Marcio Nunes

Nota de pesar pelo falecimento de Joana Araújo 7s2l

Raimundo Souza

Pesquisadores farão circum-navegação inédita na Antártica 64d3w

Raimundo Souza