17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Aleac e Iapen firmam parceria para fortalecer segurança na Casa do Povo e capacitar policiais penais 4l5n4s

Atualizada em 17/04/2024 08:55 4q3x34

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) firmou uma importante parceria com o Instituto de istração Penitenciária do Estado (Iapen) através de um termo de cooperação técnica entre os dois órgãos.

O acordo visa o fortalecimento da segurança legislativa em troca de cursos de capacitação aos policiais penais e detentos.

O termo de cooperação só foi possível graças à articulação feita pela Mesa Diretora da Aleac, através do presidente da Casa, deputado Luiz Gonzaga, e primeiro-secretário, Nicolau Junior, com o Iapen, através do presidente Alexandre Nascimento.

De acordo com o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga, o Legislativo vai ofertar aos servidores do Iapen e detentos cursos de capacitação através da Escola Legislativa.

Em troca, o Iapan vai ceder à Aleac armamento para ser usado pelo policiais legislativos na segurança da Casa do Povo, além de cursos de autodefesa, entre outros.

Gonzaga destacou a parceria entre o Legislativo e a Segurança Pública com o objetivo de promover o intercâncio de informações e cooperação técnico-científica, acadêmica e cultural entre as duas instituições.

“Para nós é muito importante trabalharmos em parceria com o Iapen visando o fortalecimento do Legislativo, através de armas que serão cedidas e cursos de capacitação aos nossos policiais legilativos. Em contrapartida, a Aleac oferecerá aos policiais penais e detentos capacitação através da Escola Legislativa. As duas instituições sairão ganhando com essa parceria que só tem a fortalecer o nosso estado”, disse Gonzaga.

O primeiro-secretário Nicolau Júnior destacou o trabalho em harmonia entre o Legislativo e o Executivo.

“Nossa gestão à frente da Aleac é pauta pela harmonia entre os poderes e as instituições. Temos como objetivo trabalhar em cooperação com o Estado e essa parceira será muito importante para todos. O termo de cooperação vai atender tanto a demanda da Aleac quanto do Iapen”, disse Nicolau.

O presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, destacou o apoio do presidente Gonzaga e Nicolau Junior ao sistema penitenciário para que o termo de cooperação pudesse ser assinado.

Alexandre também afirmou que a parceria irá beneficiar centenas de servidores e acreanos que am pelo processo de ressocialização nos presídios.

“Essa é uma importante parceria com a Aleac no sentido de trazer para os nossos servidores oportunidades, opções de capacitação e treinamento, isso faz parte de um dos pilares da nossa gestão que é capacitação, bem como outro pilar importante que é a integração. A parceria com a Aleac não vai ficar só nisso, é uma parceria que será longa e tenho certeza que trará bons frutos para todo o sistema penitenciário, bem como para a sociedade acreana”, disse.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Instituições realizam reunião de atualização sobre repartição de benefícios para projetos de crédito de carbono 4r3i5c

Marcio Nunes

Junta Comercial integra sala que desburocratiza atendimento ao empreendedor 1u3n34

Marcio Nunes

Projeto de Fábio Rueda propõe retirada de imposto para redução  da conta de luz 3r133f

Jamile Romano

Eduardo Velloso se destaca como o parlamentar mais ativo da bancada do Acre em 2025 4p492k

Jamile Romano

Estado realiza mutirão de cirurgias ortopédicas na regional do Alto Acre e garante qualidade de vida a 30 pacientes 722s3o

Raimundo Souza

Programa Asfalta Rio Branco avança na revitalização das ruas da cidade 2021f

Marcio Nunes