22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento 6d2c48

Atualizada em 04/04/2025 16:29 6wlp

O tempo médio de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre foi inferior à média nacional em 2024. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 3, pelo Brasil em Mapas, por meio de números do Ministério da Saúde obtidos via Lei de o à Informação (LAI), os pacientes que buscaram atendimentos na rede pública de saúde do Estado esperaram em torno de 43 dias, enquanto a média nacional ficou em 57 dias.

A redução no tempo de espera no Acre reflete os esforços do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para melhorar o atendimento à população e diminuir as filas no SUS. Medidas como a ampliação da oferta de consultas, a contratação de profissionais e a otimização do fluxo de agendamentos têm sido adotadas para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.

Ainda segundo os dados, o Acre possui o tempo de espera abaixo até mesmo do Norte, com uma média de 55 dias, e de outras regiões do país, como o Centro-Oeste e o Sul, com 82 e 73 dias, respectivamente.

De acordo com o balanço, a população acreana também é beneficiada na rapidez em alguns serviços específicos da medicina. Na psicologia, por exemplo, os pacientes aguardam, em média, apenas 16,5 dias para serem atendidos, um tempo consideravelmente menor em comparação a outras regiões do Brasil.

Na enfermagem, o atendimento é ainda mais rápido, com um intervalo médio de apenas 3,2 dias, refletindo a eficiência do sistema de saúde local. Já na dermatologia, o tempo de espera é de 19,2 dias, também abaixo da média nacional, o que demonstra o esforço contínuo do Estado em oferecer um atendimento mais ágil e eficaz à população.

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, destaca o empenho do Estado em melhorar cada vez mais esses números: “Uma das políticas do governador Gladson Camelí é exatamente reduzir as filas de espera na rede pública de saúde. Com todos os investimentos feitos desde o início da gestão, estamos conseguindo alcançar essa meta cada vez mais rápido. O governo do Estado também tem nos dado e para levar os serviços à população do interior, que não precisa mais se dirigir até Rio Branco, dessa forma, agilizando cada vez mais as consultas. Esses números são reflexos do trabalho realizado”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Prefeitura de Rio Branco proporciona cursos profissionalizantes à servidores públicos 2l3t3d

Marcio Nunes

Diretora de presídio feminino é exonerada após ser acusada de torturar detentas 5c3dj

Jamile Romano

Vacinação contra Influenza segue disponível: nesta quarta estará no Terminal Urbano 55376m

Jamile Romano

Segurança Pública amplia atuação do Gefron no Juruá 5v1k1a

Jamile Romano

Estado do Acre é destaque da Política Nacional Aldir Blanc e aprova mais R$ 57 milhões para cultura 5q4x3m

Jamile Romano

Eduardo Ribeiro destaca importância do SUAS e parabeniza evento estadual de assistência social hg70

Jamile Romano