27.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre se integra ao Banco Nacional de Perfis Genéticos para fortalecer Segurança Pública 4nx4q

Atualizada em 12/02/2025 14:36 1s4ig

Visando a integração entre todas as unidades federativas para promover o compartilhamento eficiente de informações genéticas, o Acre se tornou elegível para compartilhar perfis genéticos com o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG).

O estado foi pauta da 53ª Reunião do Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, no último dia 6 de fevereiro. Na ocasião, foi aprovada a inclusão do Laboratório de Genética Forense do estado na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). O compartilhamento já se encontra em andamento.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, reitera que a integração do Acre ao Banco Nacional será fundamental para resolução de crimes. “Com essa tecnologia vamos fortalecer as investigações criminais, por meio do compartilhamento de perfis genéticos, nós podemos identificar com um grau de certeza muitos crimes”.

Com o objetivo de auxiliar nas investigações criminais por meio da prova pericial do DNA, o Estado contará com seu próprio banco de perfis genéticos, o que contribuirá para o fortalecimento do banco nacional, ampliando a eficácia das ações de segurança pública e aprimorando a perícia criminal no estado.

O coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, Carlos Eduardo Martinez, destacou a importância do estado entrar na rede. “Essa integração do estado do Acre a essa rede, que é uma rede nacional que compartilha perfis genéticos, é muito importante para todo o país, porque ajuda na resolução de crimes em todo o território nacional, e não somente isso, eventualmente, esses perfis que estão inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos são compartilhados também internacionalmente. Sabemos que o Acre é um estado fronteiriço com outros países e é importante que esses crimes internacionais possam ter essa ferramenta de inteligência”.

Em novembro do ano ado, o Departamento de Polícia Científica (DPC) da Polícia Civil do Acre (PCAC) recebeu a equipe do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para uma auditoria no Laboratório de Genética Forense, vinculado ao Instituto de Análises Forenses (IAF). A auditoria resultou em uma avaliação positiva, com apenas alguns ajustes a serem feitos. Esse processo representou um o significativo para o Acre no avanço do compartilhamento de dados no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Nacional : Greve dos professores de universidades federais termina após 69 dias 6d295j

Jamile Romano

Distribuição da vacina contra a dengue começa na próxima semana 405qx

Jamile Romano

PEC que propõe fim da escala de trabalho 6×1 alcança número necessário de s, diz Erika Hilton 3y3m5p

Jamile Romano

50% das obras de recuperação da ponte metálica já foram executadas 336pi

Marcio Nunes

Detentas fazem exame de mamografia em ação de saúde do Outubro Rosa 6p5h4i

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza programação especial do Novembro Azul, na USF Elpídio Moreira 1o2v23

Raimundo Souza