25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 23 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre pede urgência na destinação de recursos internacionais para resposta às emergências climáticas 3cu55

Atualizada em 27/09/2024 09:03 5x1l22

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins lucrativos Emergent, que atua conectando países com florestas tropicais e o setor privado, para financiamento de políticas públicas voltadas para redução de emissões provenientes do desmatamento, na Semana do Clima, em Nova York, que acontece de 22 a 29 de setembro.

A secretária de Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, foi convidada a compor o composto por uma seleta plateia de empresários das maiores multinacionais do mundo, empenhados em unir esforços para proteção das florestas no Brasil.

Na abertura, o cientista sênior da Amazon e líder técnico e estratégico da equipe de neutralização de carbono da Amazon, Jamey Mulligan, reafirmou o compromisso climático de apoiar o processo de descarbonização junto aos estados brasileiros.

“A Amazon tem o compromisso com a ciência climática para a descarbonização. Desde 2020, a Amazon começou a pensar na questão da preservação ambiental por meio do desenvolvimento ambiental. Assim, temos um acordo com estados brasileiros que precisam de recursos para desenvolverem de maneira sustentável, conservando as florestas e dando sustentação aos seus povos originários”, disse.

Ao pedir urgência na liberação de recursos internacionais, Francisca Arara destacou a importância de desburocratizar o processo de destinação de recursos das empresas e entidades internacionais.

“É papel das empresas e dos governos aliados apoiar a causa ambiental e criar mecanismos para que os recursos cheguem na ponta, uma vez que temos sofrido com eventos extremos de enchentes e secas severas cada vez mais frequentes. A burocracia tem emperrado a chegada desses recursos. Enquanto isso, sofremos sérios problemas climáticos. No Acre, o governador Gladson Cameli tem adotado uma série de iniciativas para minimizar esses danos com a participação, a escuta e respeito aos povos indígenas. É muito importante esse olhar dos investidores, pois o Acre tem  lições e bons exemplos”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Filé, pistache e salmão: Jarude expõe cardápio em que Casa Civil pode gastar mais de meio milhão de reais 4f3bv

Jamile Romano

Câmara Municipal de Rio Branco abre os trabalhos da 16ª Legislatura com Sessão Solene nesta terça, 4 2a651d

Jamile Romano

Cesta básica no Acre aumenta 7,49% em abril, quando comparado com janeiro, diz Fecomércio 2y5n47

Marcio Nunes

Professor e chef da Escola de Gastronomia do Acre recebe certificado do Prêmio 1000 Melhores Padeiros do Brasil de 2024 w4c4s

Jamile Romano

Resolução de obrigatoriedade de instalação da boia nos reservatórios de água entra em vigor 6ae42

Raimundo Souza

Projeto que leva cinema aos bairros faz três exibições na Semana da Criança 1f2k6g

Marcio Nunes