29.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ações da prefeitura resultam na diminuição de internações ocasionadas pela síndrome respiratória 1e233m

Atualizada em 06/05/2024 09:41 335o1z

Com o fortalecimento das ações na área da saúde, a Prefeitura de Rio Branco tem alcançado resultados satisfatórios, sobretudo no que se refere à síndrome respiratória aguda grave (SRAG). A disponibilização de quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAP’s) para atendimento da população durante os sábados e feriados é uma dessa ações.

Apesar do atendimento estendido apresentar um número crescente nas notificações, a população está recebendo um diagnóstico precoce e com tratamento adequado tem evitado atingir a forma mais severa da doença, implicando diretamente na diminuição do número de internações.

“Foi uma determinação do prefeito para que estendêssemos os atendimentos nas URAP’s e hoje estamos atendendo todos os sábados em quatro Unidades, além dos feriados, isso fez com que a população procurasse atendimento, o que possibilita iniciarmos o tratamento imediatamente, no caso das doenças respiratórias, refletindo em uma assistência de maior qualidade e na diminuição dos casos graves e de internações”, explicou Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco.

A diminuição dos casos de internações foi confirmada por meio dos dados contidos na nova edição do Boletim InfoGripe, que foi divulgado na quinta-feira (2), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são referentes a Semana Epidemiológica 17, no período de 21 a 27 de abril.

“Rio Branco não aparece entre as capitais que tiveram aumento no índice de internações pela SRAG, conforme os dados do InfoGripe. O diagnóstico precoce reflete até mesmo na queda da procura por hospitais e UPAs. Esse é um trabalho muito importante. Uma atenção básica eficiente reflete em toda a cadeia da assistência em saúde”, complementou a diretora.

Socorro Martins reforçou ainda sobre a importância da imunização da população, que pode estar procurando as URAPs, Roney Meireles (Adalberto Sena), São Francisco (São Francisco), Cláudia Vitorino (Taquari) e Augusto Hidalgo de Lima (Palheiral), para a atualização vacinal.

“Ainda estamos com a vacinação para a covid-19 e outras vacinas. Quem precisar atualizar a carteira de vacinação, pode procurar, durante a semana, qualquer unidade de saúde do município e aos sábados e feriados em uma das URAPs”, finalizou Martins.

Está previsto para novembro uma nova etapa para a vacinação contra a Influenza (H1N1).

 

[Assessoria PMRB]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Marcus Alexandre diz estar confiante na vontade de mudança do povo dos bairros 5i2k11

Raimundo Souza

Prouni 2025: Acre tem oferta de 1.359 bolsas no 1º semestre 6y624l

Jamile Romano

Sammy Barbosa compõe lista tríplice para vaga no STJ 3n704r

Jamile Romano

‘Governo do Acre lidera investimentos em aeródromos na Região Norte’, afirma coordenador da Secretaria de Aviação Civil em Brasília 162f2c

Jamile Romano

Eleições 2024: TRE-AC divulga relação das seções eleitorais 3023s

Jamile Romano

Na última semana do Agosto Lilás, governo do Acre alcança mais de mil mulheres nos municípios do interior 5h546s

Raimundo Souza