30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

A PF foi tomada por grande constrangimento sobre o caso do agente Eduardo Tavares Mendes Júnior 3o313m

Atualizada em 23/05/2025 10:06 1i5r5q

Faroeste baiano

A Polícia Federal vai entrar forte na investigação e não vai deixar barato para o bando do braço da facção Comando Vermelho no Sul da Bahia diante de um crime aterrorizante. Dados das investigações preliminares que chegaram a Brasília apontam que 21 homens, num comboio, metralharam o carro do diretor do presídio de Eunápolis, na terça-feira (20), no fim da tarde. O alvo seria o diretor do presídio, Jorge Magno Alves, que não estava no carro. O motorista foi atingido por alguns disparos e está internado em estado grave. O diretor Jorge Alves substituiu a antecessora Joneuma Silva Neres, afastada sob denúncia de ligação com os bandidos no presídio.

Nova rota

Diante da lei do Governo da Itália que dificultou a obtenção de cidadania italiana por brasileiros com ascendentes no país,  muitos por aqui já negociam o visto para cidadania nos Emirados Árabes. A turma quer morar, investir, trabalhar. Eron Falbo, diretor da plataforma de migração global Multipolitan, afirma que os vistos para Dubai (onde já moram 10 mil brazucas) e Abu Dhabi são mais emitidos e duram de dois a 10 anos.

Carteirada deu ruim!

A PF foi tomada por grande constrangimento sobre o caso do agente Eduardo Tavares Mendes Júnior, de Alagoas, preso em Brasília ao se recusar a pagar conta de chope, revelação de Carlos Carone, do “Metrópoles”. A Coluna descobriu que ele preside associação de policiais em Maceió e seu pai é um político, procurador e ex-prefeito de Traipu. Eduardo pediu apoio das associações da PF em Brasília, mas foi desdenhado.

Que graça tem??

Enquanto o ex-agente do governo dos EUA Tim Ballard falava na Comissão de Relações Exteriores da Câmara sobre o tráfico de crianças brasileiras e o preço de um coração infantil no mercado – US$ 250 mil – dois deputados do PT riam. Já o deputado Luiz Philippe (PL-SP) revelou que 42 Projetos de Lei que tratam do combate ao tráfico humano – alguns com mais de 20 anos – estão parados na Mesa da Câmara.

Abrindo as portas

Na próxima semana, a Comissão de Relações Exteriores do Senado terá sessão para sabatinar apenas mulheres indicadas para o cargo de embaixadoras. De acordo com Nelsinho Trad (PSD-MS), a pressão do Senado funcionou e o Itamaraty acatou a sugestão. No entanto, nenhum dos postos é de primeira linha. Daniella Menezes, para a Malásia; Maria Elisa de Luna, para Granada; e Vivian Sanmartin, para o Camboja.

Floresta grita

Na esteira do futuro presídio na floresta da Guiana sa, para abrigar terroristas e sua pior corja hoje detida na França longe de seu país, a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) propôs Moção de Repúdio à ministra da Justiça sa Christiane Taubira, por defender que “o mundo inteiro pode decidir sobre o papel da Amazônia”. A ideia do presídio foi do presidente Emmanuel Macron.

Artigos Relacionados 6m5c2b

O presidente Lula da Silva já tem alguns nomes para a iminente minirreforma ministerial após o Carnaval 1505a

Jamile Romano

Foram contabilizados mais de 4,9 milhões de brasileiros vivendo fora do País 5h584u

Jamile Romano

O esperado chegou 6h6n3n

Jamile Romano

Bem intencionada 3072d

Jamile Romano

Pelo menos 14 prefeitos e vereadores foram flagrados numa boate de garotas de programa em Brasília t37z

Jamile Romano

O clima na Embaixada dos Estados Unidos é de desânimo com a eleição de Donald Trump presidente. 5c1kz

Jamile Romano