27.3 C
Rio Branco
terça-feira, 27 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes 5v5m2t

Atualizada em 16/03/2024 08:32 1j4j35

O governo do Estado, de mãos dadas com gestores municipais e a União iniciou uma força-tarefa para levar ação humanitária para as mais de 150 mil pessoas atingidas pela cheia dos rios no Acre. Todo esforço foi reunido em doações e ações que chegaram em todos os municípios atingidos. Ao todo, foram entregues quase 10 mil cestas básicas, totalizando 146,2 toneladas de alimentos.

Além disso, foram 13.164 litros de água mineral e 3.942 kits de limpeza doados em ações de assistência a essas famílias. Uma força-tarefa dessa proporção só foi possível com a união de todos, poder público e sociedade civil. Mas, não foram apenas recursos físicos que fizeram parte de toda essa rede de apoio, pois os recursos humanos empenhados para as diversas ações envolveram todas as secretarias e servidores do Estado.

Com as águas baixando e os rios voltando à sua calha normal, o governo do Estado faz uma avaliação de como foi coordenar serviços e estar presente, de forma inédita, em todas as cidades atingidas pelas inundações. Com 19 municípios em estado de emergência, este já é considerado como o maior desastre ambiental do estado.

Planejamento 5j3b2i

Todo esse trabalho começa muito antes da cheia. A Defesa Civil Estadual iniciou, ainda no ano ado, a capacitação das coordenadorias municipais para atuação em eventos extremos, como o registrado no primeiro trimestre deste ano. Foram dois encontros, um em Cruzeiro do Sul e outro em Brasileia, para alinhar as ações.

“Nós amos orientações a respeito dos procedimentos técnicos de fortalecimento da Defesa Civil Municipal, conhecimento como utilizar o sistema S2ID [Sistema Integrado de Informações sobre Desastres], que é uma ferramenta onde você rea as informações para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional sobre a situação que se encontra no município”, pontua o coordenador estadual da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista.

Essa capacitação garantiu resposta rápida, já que os decretos municipais puderam ser reconhecidos de forma ágil pelo governo federal, o que pôde garantir mais recursos no atendimento emergencial a essas pessoas.

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados 6m5c2b

Segurança Pública do Acre intensifica ações durante as festas de final de ano 526p6q

Jamile Romano

Operação na ETA II interrompe fornecimento de água para 70% de Rio Branco nesta quinta-feira 2d72a

Jamile Romano

Sebrae e ApexBrasil realizam programa para facilitar o o de pequenos negócios ao mercado exterior 4x2n3u

Marcio Nunes

Governo do Acre convoca novos candidatos para Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros 6a5p6o

Jamile Romano

Menino de 3 anos morre após ser atropelado enquanto saía de carro em Rio Branco rf3h

Jamile Romano

Governo do Acre abre oficialmente competições de E-sports com torneio-início de Free Fire 6w1v2u

Jamile Romano