23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

A PF foi tomada por grande constrangimento sobre o caso do agente Eduardo Tavares Mendes Júnior 3o313m

Atualizada em 23/05/2025 10:06 1i5r5q

Faroeste baiano

A Polícia Federal vai entrar forte na investigação e não vai deixar barato para o bando do braço da facção Comando Vermelho no Sul da Bahia diante de um crime aterrorizante. Dados das investigações preliminares que chegaram a Brasília apontam que 21 homens, num comboio, metralharam o carro do diretor do presídio de Eunápolis, na terça-feira (20), no fim da tarde. O alvo seria o diretor do presídio, Jorge Magno Alves, que não estava no carro. O motorista foi atingido por alguns disparos e está internado em estado grave. O diretor Jorge Alves substituiu a antecessora Joneuma Silva Neres, afastada sob denúncia de ligação com os bandidos no presídio.

Nova rota

Diante da lei do Governo da Itália que dificultou a obtenção de cidadania italiana por brasileiros com ascendentes no país,  muitos por aqui já negociam o visto para cidadania nos Emirados Árabes. A turma quer morar, investir, trabalhar. Eron Falbo, diretor da plataforma de migração global Multipolitan, afirma que os vistos para Dubai (onde já moram 10 mil brazucas) e Abu Dhabi são mais emitidos e duram de dois a 10 anos.

Carteirada deu ruim!

A PF foi tomada por grande constrangimento sobre o caso do agente Eduardo Tavares Mendes Júnior, de Alagoas, preso em Brasília ao se recusar a pagar conta de chope, revelação de Carlos Carone, do “Metrópoles”. A Coluna descobriu que ele preside associação de policiais em Maceió e seu pai é um político, procurador e ex-prefeito de Traipu. Eduardo pediu apoio das associações da PF em Brasília, mas foi desdenhado.

Que graça tem??

Enquanto o ex-agente do governo dos EUA Tim Ballard falava na Comissão de Relações Exteriores da Câmara sobre o tráfico de crianças brasileiras e o preço de um coração infantil no mercado – US$ 250 mil – dois deputados do PT riam. Já o deputado Luiz Philippe (PL-SP) revelou que 42 Projetos de Lei que tratam do combate ao tráfico humano – alguns com mais de 20 anos – estão parados na Mesa da Câmara.

Abrindo as portas

Na próxima semana, a Comissão de Relações Exteriores do Senado terá sessão para sabatinar apenas mulheres indicadas para o cargo de embaixadoras. De acordo com Nelsinho Trad (PSD-MS), a pressão do Senado funcionou e o Itamaraty acatou a sugestão. No entanto, nenhum dos postos é de primeira linha. Daniella Menezes, para a Malásia; Maria Elisa de Luna, para Granada; e Vivian Sanmartin, para o Camboja.

Floresta grita

Na esteira do futuro presídio na floresta da Guiana sa, para abrigar terroristas e sua pior corja hoje detida na França longe de seu país, a deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) propôs Moção de Repúdio à ministra da Justiça sa Christiane Taubira, por defender que “o mundo inteiro pode decidir sobre o papel da Amazônia”. A ideia do presídio foi do presidente Emmanuel Macron.

Artigos Relacionados 6m5c2b

Os conselhos da Funcef e a Petros estão perto de virarem ringue 1a5o2m

Jamile Romano

Políticos da bancada do Rio de Janeiro suspeitam das 10 digitais do Secom do Planalto 5a592e

Jamile Romano

Precisamos saber 732b24

Narciso Mendes

Nem palco e nem holofotes 4t386j

Jamile Romano

Virá à tona, em breve, a narrativa de que a operação da ABIN contra autoridades paraguaias 5h3e20

Jamile Romano

Acre avança na criação do Plano Estadual de Logística e Transporte para impulsionar desenvolvimento 33o6d

Jamile Romano