30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Dirceu critica juros a 14,75% e chama taxa do Banco Central de “crime” 6l67q

Atualizada em 18/05/2025 09:44 2i515s
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu classificou como “crime” a taxa básica de juros a 14,75%, mantida pelo Banco Central. A crítica foi feita durante entrevista, na qual o dirigente petista demonstrou insatisfação com a política monetária vigente.

“Eu considero um crime o Brasil ter uma taxa de juros alta. Isso não vai resolver o problema da inflação. Sou contra a taxa de 14,75%. Ela aumenta a dívida pública, impede o investimento”, afirmou Dirceu ao Metrópoles.

Questionado se a crítica se estendia ao economista Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para assumir o comando do BC, Dirceu respondeu: “[Condeno] a atuação do Banco Central”.

Para ele, o país opera com um déficit primário praticamente inexistente, e a inflação está fora da meta por causa de um parâmetro que considera irreal. “Três por cento num país como o Brasil é irreal. A meta não era essa. Eu sempre fui contra desde o primeiro governo do Lula. A meta era 4%, 5,5% ou 2,5%”, declarou.

O ex-ministro também comentou o cenário internacional, citando que grandes economias têm adotado a redução de juros mesmo sem uma queda significativa da inflação. “Os países capitalistas centrais estão reduzindo os juros mesmo sem reduzir a inflação, pois sabem que a economia precisa crescer”, disse.

Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil no primeiro mandato do presidente Lula (PT) e segue como um dos principais nomes do Partido dos Trabalhadores (PT).

BN

Artigos Relacionados 6m5c2b

Acusações de Musk contra Moraes impulsionam ataques ao Judiciário nas redes 5o640

Jamile Romano

Salário de Lula, de ministros do STF e de congressistas sobe para R$ 46,4 mil a partir de sábado 162z70

Jamile Romano

Lula defende parceria maior com a China e diz que receberá Xi Jinping com “grande festa w1w21

Jamile Romano

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; texto vai à sanção 41734i

Jamile Romano

Governo Lula acomoda em estatais petistas e auxiliares sem formação compatível 686647

Raimundo Souza

Novas leis do Imposto de Renda afetam diretamente quem ganha até 2 salários mínimos 2u2066

Raimundo Souza