22.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Governo do Acre promove ‘Semana dos Registros’ com atendimentos à população indígena, detentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social 2i3z4j

Atualizada em 15/05/2025 09:46 3s32b

Com o objetivo de ampliar o o à documentação civil básica e promover cidadania, o governo do Acre, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, deu início à “Semana dos Registros”, uma ação especial gratuita voltada à emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN).

Na quarta-feira, 14, o atendimento aconteceu na Casa de Apoio aos Povos Originários (CASAI), em Rio Branco, onde foram disponibilizados 80 atendimentos destinados exclusivamente a indígenas. O Acre é pioneiro no Brasil na emissão da CIN para povos originários, com mais de 5 mil documentos já emitidos para esse público, reafirmando o compromisso do Estado com a inclusão e o respeito à diversidade cultural.

A ação segue na quinta-feira, 15, quando os atendimentos serão realizados na Unidade Prisional Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, contemplando a população carcerária. Já na sexta-feira, 16, será a vez das pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Centro POP receberem o serviço de emissão da CIN.

Equipe do Instituto de Identificação realiza atendimento na CASAI durante a Semana dos Registros. Foto: assessoria/ PCAC.

“Garantir o o à documentação civil é uma das formas mais efetivas de promover cidadania, dignidade e inclusão social. A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, tem se empenhado em alcançar todos os públicos, especialmente os mais vulneráveis. A Semana dos Registros é um exemplo claro de que segurança pública também se faz com respeito aos direitos fundamentais e com ações que transformam vidas,” afirmou o delegado-geral, Dr. José Henrique Maciel.

Para o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Júnior Cesar da Silva, a Semana dos Registros garante o direito à documentação e à cidadania para todos os segmentos da população.

“A identidade é um direito básico e essencial, e nós, enquanto instituição, temos o dever de garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua condição, tenham o a esse direito. Essa semana reforça nosso compromisso com a dignidade, a inclusão e a justiça social”, destacou Júnio Cesar.

A Carteira de Identificação Nacional substitui o antigo RG e unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o F como chave única. O documento também traz maior segurança e praticidade para o cidadão.

A Semana dos Registros integra uma série de ações promovidas pelo Instituto de Identificação em parceria com outras instituições e órgãos de assistência, fortalecendo o o à documentação em locais estratégicos e para públicos historicamente excluídos.

 

[Assessoria PC/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Polícia Civil prende três por envolvimento em estupro, estelionato e organização criminosa 3m723m

Jamile Romano

Polícia Civil realiza palestra sobre mediação e conciliação de conflitos a acadêmicos de Direito 4ri2a

Raimundo Souza

Delegacia Virtual a2lp

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre reforça segurança durante a festa de São Sebastião em Xapuri 3a1z49

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre realiza operação contra crimes fazendários e sonegação de impostos 5t2xp

Raimundo Souza

Um homem é morto em via pública no bairro Cidade Nova, em Rio Branco 463g6m

Raimundo Souza