30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Juntos pelo Acre atende beneficiários de programas sociais, na região do Alto Acre 5l7150

Atualizada em 13/05/2025 09:06 55fy

Com o compromisso de levar cidadania e dignidade às populações de fronteira, o programa Juntos pelo Acre atendeu, em edição realizada em Epitaciolândia, beneficiários de programas sociais, famílias bolivianas e imigrantes venezuelanos que vivem na faixa de fronteira, na região do Alto Acre, na última sexta-feira, 9.

De acordo relatório técnico da Diretoria de Modernização Tecnológica da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), foram atendidas 823 famílias, das quais 81% são beneficiárias do Bolsa Família, residentes em Epitaciolândia (740), Brasileia (75), Rio Branco (6) e Xapuri (2). O programa também atendeu famílias estrangeiras provenientes da Bolívia e imigrantes venezuelanos, um total de 57 pessoas.

“Como uma escuta ativa, o programa não tem fronteiras, cumprimos um dos grandes objetivos do projeto, que é o de levar a presença do Estado onde ela mais se faz necessária. Agradecemos aos parceiros, como a Prefeitura de Epitaciolândia e todos os servidores e colaboradores que tornaram possível mais uma ação concreta do Juntos pelo Acre”, afirmou a vice-governadora do Estado e titular da SEASDH, Mailza Assis.

Entre os serviços ofertados na Escola Cívico-Militar Joana Ribeiro Amed, o Guarda-Roupa Social – ação que se transformou no “xodó” do projeto – atendeu 700 pessoas. Outros 232 atendimentos foram feitos nas áreas médicas: ginecologia (88), pediatria (82) e clínico geral (62). A Organização Central de Atendimentos (OCA) Móvel realizou 88 atendimentos.

A vice-governadora destacou ainda o alcance da ação: “Só nesta edição, realizamos 32 solicitações de registro civil. Também promovemos atividades educativas, orientações jurídicas e auxiliamos na regularização do Cadastro Único. Essas ações garantem o o a direitos básicos e fortalecem a rede de proteção social nos municípios de fronteira”.

A ação também promoveu a aproximação com comunidades binacionais, reforçando o caráter humanitário e inclusivo do programa. Famílias bolivianas em situação de vulnerabilidade e imigrantes venezuelanos foram acolhidos e orientados sobre seus direitos e possibilidades de integração com políticas públicas brasileiras.

“A determinação do governador Gladson Camelí é de cuidarmos das pessoas, de estarmos presentes onde há necessidade e de garantir que nenhum cidadão, seja brasileiro ou não, fique invisível aos olhos do Estado”, disse Mailza.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Acre receberá novo campus de Instituto Federal 2j1j5j

Jamile Romano

Marcus Alexandre vai restabelecer calendário esportivo com inclusão do X1 e X2 l38y

Jamile Romano

Acre recebe recurso para realizar testes rápidos de gravidez nas unidades de saúde 20586y

Marcio Nunes

Governo do Acre institui comitê que promove equidade de gênero, raça e valorização a trabalhadores do SUS 612m5o

Jamile Romano

Empresário Osvaldo Dias é condecorado com a Comenda Teófilo Maia durante solenidade 64505x

Raimundo Souza

OCA orienta estudantes sobre validação de documentos para facilitar as matrículas após o Sisu 441i2a

Jamile Romano