24.3 C
Rio Branco
sábado, 24 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Instituto Socioeducativo inaugura salão de beleza e viveiro de mudas de hortaliças em unidades socioeducativas do Acre 2mdg

Atualizada em 14/04/2025 16:59 3c30a

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), por meio do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ministério Público do Acre (MPAC) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), inaugurou um Salão de Beleza e Viveiro de Mudas de Hortaliças da história da instituição.

O evento foi um marco importante para a unidade feminina do ISE, que agora oportuniza às adolescentes internas, em medidas socioeducativas, não só uma melhoria na autoestima e estética, mas também cursos profissionalizantes de Cabeleireiro e Manicure, um compromisso de incentivo ao trabalho e profissionalização.

Na mesma oportunidade também foi inaugurado o Viveiro de Mudas e Hortaliças em unidades socioeducativas e a finalização do Curso Profissionalizante de Viveirista.

O Salão de Beleza “Bela Moça” conta com toda a estrutura com espelhos, cadeiras, lavatórios e ar-condicionado. O “Viveiro das Moças” conta com mudas de hortaliças como: pimenta-de-cheiro, pepino, alface, entre outras.

O presidente do Instituto Socioeducativo, cel. Mário Cesar Souza de Freitas, explica o compromisso do ISE: “Nossas unidades não são de punição, são ambientes humanizados. Buscamos, a cada dia mais, dar oportunidades aos adolescentes internos. A socioeducação está baseada em 4 pilares: educação, profissionalização, cultura e esportes”, enfatizou.

A promotora de Justiça da Vara Especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz, exalta o projeto e esclarece: “Hoje nós temos uma ambiência de esperança. Quando vemos as adolescentes no convívio, enche nosso coração de esperança. Estar aqui hoje é um tempo, é só uma fase, é um aprendizado de uma vida diferente. Quando vocês forem lá para fora e voltarem ao convívio com a família, que trilhem um caminho diferente”, explica.

A engenheira agrônoma Camila Celuta Maia Pedroza, do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, fala da alegria de participar da entrega do  Viveiro de Mudas de Hortaliças nas unidades do ISE: “Eu agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui, com as meninas, contribuindo no curso de Viveiristas e no viveiro, para produção de mudas”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Sebrae no Acre apoia realização do Acre Graffiti – 3° Festival Internacional de Culturas Urbanas 20316n

Jamile Romano

Entre planilhas e propósitos: o equilíbrio do controle interno na vida profissional e pessoal 3wg3f

Raimundo Souza

No primeiro quadrimestre de 2025, as queimadas no Acre diminuíram 99,5% após chuvas intensas 3436a

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco age rápido e garante reabastecimento de água após acidente por conta da cheia do Rio Acre 5sk65

Raimundo Souza

Feira do Novenário recebe apoio do Sebrae no Acre com estrutura para pequenos negócios 539r

Marcio Nunes

Pai é responsabilizado por danos no quadriciclo conduzido por menor de idade 4i2p1l

Jamile Romano