32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estado do Acre oferece exame complexo para diagnóstico de doenças no pâncreas e vias biliares 521s6h

Atualizada em 22/01/2024 16:24 2r4d31

Há um ano, as dores intensas na região das costas e do estômago eram comuns no meu dia a dia. Com o ar do tempo, o tom da minha pele e dos olhos sofreu alteração e ou a ter uma coloração amarelada. Sofri bastante, sobretudo porque a doença me impossibilitou de trabalhar e fazer coisas comuns”. O relato de Andreanes de Almeida foi feito após a paciente realizar exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (RE), que consiste na desobstrução das vias biliares, que são canais conectados à vesícula, um órgão muscular que atua no sistema digestório, e do pâncreas, responsável pela produção de hormônios.

A ação inédita do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), teve início na última sexta-feira, 19, no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e marcou a oferta do serviço na rede pública de saúde.

Um dia após à realização do exame, que retirou pedras das suas vias biliares, Andrianes recebeu alta médica e segue o tratamento em casa. Ela celebrou o apoio do Estado, pois se fosse arcar com custos do procedimento na rede particular teria de desembolsar cerca R$ 20 mil. “Estou bem e muito feliz, pois sei que em breve voltarei a trabalhar e levarei a minha vida normalmente. Hoje o meu coração é grato a todos os envolvidos”, afirmou.

Inicialmente, foram atendidos dois pacientes. A previsão é de que sejam feitos seis procedimentos mensalmente, reduzindo a demanda reprimida no Acre. “Cruzeiro do Sul se tornará referência na oferta do exame, ou seja, pacientes de outras regiões do Acre serão regulados para realizar o procedimento na região”, explicou Francisco Paulo Neto, gerente-geral do Complexo Regulador do Juruá.

Rafael Gomes, assessor técnico da Coordenação Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, destaca que a disponibilização do serviço no Juruá representa um avanço histórico. “O governador Gladson Cameli determinou e, por meio dos esforços do secretário Pedro Pascoal, estamos melhorando o o aos serviços de saúde aos acreanos. A oferta do exame de RE representa uma economia de gastos públicos e a redução de transtornos aos pacientes, que antes precisavam se deslocar para outro estado em busca de tratamento. Com isso, o maior beneficiado com a dedicação, compromisso e zelo da gestão estadual é a população”, ratificou.

[Agência de notícias do Acre]

 

 

Artigos Relacionados 6m5c2b

Polícia Militar do Acre recebe visita técnica de generais do Exército g364l

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de estuprar filha de 6 anos em Feijó 6q3p3p

Jamile Romano

Sexta fase da Operação Mute é realizada em Cruzeiro do Sul 4m6t3f

Marcio Nunes

Senador Petecão luta por inclusão de municípios isolados no programa Prevbarco do INSS 1r4y3q

Marcio Nunes

Fundhacre promove capacitação sobre prevenção de infecção da corrente sanguínea para profissionais da Unidade de Nefrologia 521541

Jamile Romano

Saneacre e Saerb se unem para promover serviços de saneamento e atividades educativas na Expoacre 2j6i1h

Raimundo Souza