22.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

São construídos trinta abrigos para acomodar famílias no Parque de Exposições  Wildy Viana 262n8

Atualizada em 09/03/2025 14:09 2l3h42

*Com colaboração da PMRB (Assessoria)

(Foto: Secom)

Diante da elevação do nível do Rio Acre, a Prefeitura de Rio Branco já está mobilizada para garantir assistência e acolhimento às famílias que podem ser afetadas por uma eventual cheia. O Parque de Exposições está sendo preparado para receber as pessoas que precisarem sair de suas casas, caso o rio ultrae a cota de transbordamento.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio atinge 13,66 metros de acordo com a última medição, aferida às 6h00 da manhã deste domingo (9), estando apenas 34 centímetros abaixo da cota de transbordamento, que é de 14 metros.

O órgão estima que a elevação acontece a um ritmo médio de 2,5 cm por hora. Se esse crescimento se mantiver, um dos primeiros bairros a serem afetados será a Base, onde vivem populações indígenas e ribeirinhas; seguido por bairros como Ayrton Sena, Habitasa, Cadeia Velha e Seis de Agosto. Apesar de o nível das águas já ser preocupante, as águas ainda não chegaram às casas.

O prefeito Tião Bocalom reforçou que a gestão municipal está preparada para atuar nesse momento delicado. “Todas as nossas equipes estão a postos. O que eu gostaria mesmo é de não armos mais por esses momentos, mas se vamos ar, vamos fazer o que a prefeitura tem feito ano após ano, se superando sempre no atendimento e acolhimento a essas pessoas”, afirmou.

Imagem: Reprodução

Trabalho conjunto das secretarias

A prefeitura montou uma força-tarefa envolvendo várias secretarias para garantir que as famílias tenham e adequado no Parque de Exposições.

•Secretaria de Saúde: Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão de prontidão para atender qualquer pessoa que precise de assistência médica, além de realizar o monitoramento sanitário para prevenir doenças e garantir o bem-estar da população. “A Semsa está a postos para atender qualquer pessoa que venha a chegar ao Parque de Exposições. Nossas equipes de vigilância sanitária já trabalham desde o último sábado e todas as nossas equipes de saúde já estão de prontidão para prestar um serviço de saúde digno a essas pessoas, como determinou o prefeito Tião Bocalom”, destacou o secretário de Saúde, Rennan Biths.

•Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos: Além do acolhimento das famílias, uma novidade está sendo implementada nesta operação: a presença do programa Bolsa Família no abrigo. “Nosso trabalho é o de acolhimento a essas pessoas, garantir um atendimento digno. Com a novidade: nós vamos trazer para o parque o programa Bolsa Família, para atender essas pessoas”, explicou o secretário João Marcos Luz.

•Infraestrutura e Cuidados com a Cidade: As equipes estão responsáveis pela montagem da estrutura dos abrigos, limpeza do Parque de Exposições e demais ações para garantir que o espaço esteja pronto para receber as famílias com dignidade.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e atuando de forma preventiva para minimizar os impactos de uma possível cheia. As equipes da Defesa Civil e das demais secretarias continuarão trabalhando para garantir um atendimento rápido e eficiente à população que possa ser afetada.

 

Veja o vídeo no Instagram:

Artigos Relacionados 6m5c2b

Estado intensifica divulgação do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde 4p41i

Jamile Romano

Prefeito empossa novo Procurador do Município visando fortalecer a gestão pública 5y371b

Marcio Nunes

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2 2b1h1q

Jamile Romano

Bolsonaro recebe título de cidadão rio-branquense nesta sexta em Rio Branco; veja local e detalhes 1c5xw

Jamile Romano

Brasil registrou 338 casos de violência política na campanha de 2024, diz levantamento 3l4j40

Raimundo Souza

Agência Reguladora conclui 2024 com avanços na fiscalização dos serviços públicos no Acre y3h66

Jamile Romano