30.3 C
Rio Branco
domingo, 25 de maio de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Brasil condena prisões, ameaças e perseguições na Venezuela 4f354t

Atualizada em 11/01/2025 12:11 593f1z
Foto: Leonardo Fernandez Viloria/Reuters/proibida reprodução

Em nota, Itamaraty disse que denúncias são motivo de preocupação h1342

O Ministério das Relações Exteriores afirmou neste sábado  (11) que as denúncias de violações de direitos humanos cometidas contra opositores do governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, são motivo de preocupação para o Brasil.

Em nota, o Itamaraty destaca que o receio do governo brasileiro se ampliou diante da cena política instalada com as eleições presidenciais realizadas no ano ado, no país vizinho. O pleito ocorreu em 28 de julho.

“Embora reconheçamos os gestos de distensão pelo governo Maduro – como a liberação de 1,5 mil detidos nos últimos meses e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Caracas, o governo brasileiro deplora os recentes episódios de prisões, de ameaças e de perseguição a opositores políticos”, escreve a pasta na missiva divulgada nesta manhã.

O ministério pondera, ainda, que, “para a plena vigência de um regime democrático, é fundamental que se garantam a líderes da oposição os direitos elementares de ir e vir e de manifestar-se pacificamente com liberdade e com garantias à sua integridade física”.

“O Brasil exorta, ainda, as forças políticas venezuelanas ao diálogo e à busca de entendimento mútuo, com base no respeito pleno aos direitos humanos com vistas a dirimir as controvérsias internas.”

Agência Brasil

Artigos Relacionados 6m5c2b

Autor do atentado em Brasília gastou cerca de R$ 1,5 mil em fogos de artifício 5v2b6r

Raimundo Souza

Problemas na captação de água do Saerb estão próximo do fim, garante Bocalom sy3s

Marcio Nunes

Equador escolhe presidente neste domingo em meio a onda de violência 6v4c4g

Raimundo Souza

Baile Vermelho e Preto é tema da 2ª noite do Carnaval da Família em Rio Branco 3f4i51

Raimundo Souza

Anatel alerta Starlink que pode perder autorização para operar no Brasil 5r5q3e

Raimundo Souza

Governo recebe representante nacional do Departamento de Normatização e Orientação e destaca avanços no projeto de revitalização do Lar Vicentino 3c2a3h

Raimundo Souza