32.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 28 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recorrerá de decisão que absolveu policiais envolvidos na morte de menina e de outras duas pessoas r5m1j

Atualizada em 10/12/2024 17:04 4k1938

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recorrerá da decisão judicial que absolveu os policiais militares envolvidos na morte de Maria Cauane, de 11 anos, Gleiton Silva Borges e Edmilson Fernandes da Silva Sales. O caso ocorreu em maio de 2018, durante uma operação policial no bairro Preventório, em Rio Branco.

O julgamento, iniciado na quarta-feira, 4, e concluído neste domingo, 8, na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, resultou na absolvição dos cinco policiais denunciados. O promotor de Justiça Carlos Pescador representou o MPAC durante o julgamento.

O Ministério Público recorrerá da decisão por entender que as provas apresentadas no processo são suficientes para que os acusados sejam responsabilizados por homicídio qualificado e lesão corporal grave.

O caso

A menina e os dois homens foram mortos por agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Segundo a denúncia do MPAC, durante uma ação policial, foram efetuados disparos que mataram a criança e um homem, além de ferirem outras duas pessoas. O homem que estava sendo procurado também foi morto.

O Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco havia desclassificado a ação dos réus para homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e absolvido sumariamente alguns deles, sob a alegação de legítima defesa.

O MPAC interpôs recurso de apelação por considerar que as evidências eram suficientes para que todos os policiais fossem julgados. Em junho deste ano, a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Acre decidiu que os policiais seriam submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri.

 

[Assessoria MP/AC]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Governo emite nota de pesar pelo falecimento do jornalista e escritor Jairo Carioca 3p1126

Jamile Romano

Defensoria Pública do Acre empossa 11 novos membros e expande atuação no estado v3y2x

Raimundo Souza

Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre marca presença na Expoacre 2024 com Ônibus da Identificação e expondo suas atividades ao público 4g2wm

Raimundo Souza

Sebrae promove desfile de moda durante Expoacre r641q

Jamile Romano

Anvisa alerta para mensagens fraudulentas enviadas por email 5y65h

Marcio Nunes

Saúde a a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue 682m2u

Jamile Romano