17.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Medicamento de alto custo é fornecido a mulher com doença rara após pedido da Defensoria 5er3a

Atualizada em 21/05/2024 09:12 4l441o

Após uma atuação que reforça o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) com a defesa dos direitos à saúde e à vida, a Justiça do Estado do Acre determinou, que Giovanna Reateghi da Silva, de 19 anos, receba o medicamento Eculizumabe 300mg, essencial para o tratamento da Síndrome Hemolítica-Urêmica Atípica (SHUa).

Giovanna, que sofreu complicações severas após um parto prematuro, foi diagnosticada com SHUa, uma condição que provoca danos nos vasos sanguíneos dos órgãos vitais e pode resultar em insuficiência renal permanente. Internada na UTI, a jovem necessitava urgentemente do medicamento Eculizumabe, único tratamento capaz de estabilizar sua condição.

Apesar da gravidade do caso, o fornecimento do medicamento foi negado inicialmente, baseando-se nos protocolos do SUS que não incluem a Eculizumabe como indicação para o SHUa. Frente a essa negativa, a Defensoria Pública atuou prontamente para assegurar o direito de Giovanna à saúde.

“Nosso dever é garantir que os direitos fundamentais dos cidadãos sejam respeitados, especialmente em situações de urgência médica como essa”, afirmou a subdefensora pública-geral do Acre, Juliana Marques, responsável pelo caso. O mandado de segurança destacou que a saúde é um direito constitucional e que o Estado tem a obrigação de fornecer os meios necessários para a proteção da vida, argumentando que a recusa do medicamento violava os princípios de dignidade humana e de o universal à saúde.

A relatora do caso, atendeu ao pedido de liminar, determinando o fornecimento da medicação no prazo de trinta dias, sob pena de multa diária de R$ 500,00. A decisão reconheceu a gravidade da condição de Giovanna e a necessidade urgente do medicamento, reafirmando que a saúde e a vida são direitos fundamentais garantidos pela Constituição.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados 6m5c2b

Situação crítica : Rio Branco tem apenas 1 leito de UTI adulto disponível 1w5322

Jamile Romano

Governo lança programa de apoio à pesquisa e ciência para mães solo de baixa renda do Acre 4s5fo

Jamile Romano

Polícia Civil registra poucas ocorrências no período carnavalesco em todo o estado 5h5h4j

Marcio Nunes

Evento sobre impactos da Reforma Tributária reúne Estado e Sistema Comércio com empresários em Rio Branco 294z2

Jamile Romano

Com transmissão ao vivo pela Tv Rio Branco e site oriobranco.noticiasdoacre.com Festival da Macaxeira inicia nesta 4ª com show nacional 524111

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco inaugura Ambulatório Materno-Infantil na Policlínica Barral y Barral 1p5f13

Marcio Nunes